A espera terminou para os duelos entre Van der Poel e Van Aert!
CICLISMO
12/27/20242 min read
A espera terminou para os duelos entre Van der Poel e Van Aert!
A longa espera dos fãs de ciclocrosse chegou ao fim. Os dois maiores nomes da modalidade, Mathieu van der Poel e Wout van Aert, vão finalmente medir forças pela primeira vez nesta temporada, ao início da tarde desta sexta-feira, na quinta prova do troféu Exact Cross, em Loenhout, na Bélgica.
Os dois rivais, que somam nove títulos mundiais entre si (seis para Van der Poel e três para Van Aert), deveriam ter se enfrentado no dia 23 de dezembro, durante uma etapa do Superprestige em Mol, na Bélgica. No entanto, devido a uma doença de Van Aert, o embate foi adiado, e Van der Poel conquistou a segunda de suas três vitórias consecutivas nesta temporada. O neerlandês, que tem dominado o circuito, repetiu a hegemonia do ano passado, quando superou o belga e o britânico Tom Pidcock, que, por sua vez, optou por se ausentar do ciclocrosse nesta temporada, focando-se exclusivamente na preparação para a estrada.
Van der Poel e Van Aert voltam a competir um dia após o neerlandês ter conquistado sua terceira vitória em três provas disputadas nesta temporada, em Gavere (Bélgica), na 6.ª etapa da Taça do Mundo. O ciclista da Alpecin-Deceuninck também venceu em Zonhoven, a 22 de dezembro, e no Superprestige de Mol, no dia seguinte, confirmando seu domínio sobre os especialistas da modalidade, que disputam muito mais provas do que ele, mas não conseguem acompanhar seu ritmo.
Van der Poel é considerado favorito para este primeiro de três duelos com Van Aert. Além de Loenhout, os dois se encontrarão em Dendermonde (Bélgica), a 5 de janeiro, e em Maasmechelen (Bélgica), a 25 de janeiro. O neerlandês chega com mais ritmo competitivo devido às suas vitórias nas três provas disputadas, enquanto Van Aert retorna de uma lesão, sofrida durante uma queda na Volta a Espanha em setembro, o que o deixou com menos tempo para treinar. Van Aert admitiu recentemente que sua preparação para o ciclocrosse foi comprometida pela recuperação da lesão, e não tem certeza do seu nível competitivo para este retorno. «Tive de me concentrar na recuperação da lesão, por isso tive menos tempo para me preparar para o ciclocrosse. Vou competir com algumas dúvidas sobre a minha forma, mas estou ansioso», disse o tricampeão mundial.
Van der Poel, por sua vez, parece mais confiante, embora tenha enfrentado dificuldades em Gavere, no circuito pesado e lamacento. A sua vitória foi menos folgada, com uma vantagem de 26 segundos sobre o segundo classificado, quando nas provas anteriores ele tinha vencido com mais de um minuto de vantagem. «O terreno estava muito pesado, cometi alguns erros e senti mais pressão», comentou o neerlandês. Quando questionado sobre o confronto com Van Aert, respondeu: «Estou habituado a correr contra ele, por isso estou ansioso. Vamos ver como corre amanhã [sexta-feira].» O objetivo de Van der Poel para esta temporada é conquistar sua sétima camisola arco-íris no Campeonato do Mundo em Liévin, França, igualando o recorde de Erik De Vlaeminck, o belga que detém essa marca.